O canal parceiro de vídeos do site, Itechdrones, postou em suas redes sociais nesta semana um novo vídeo que mostra o andamento das obras da estação Washington Luiz e do Pátio Água Espraiada, ambos da Linha 17-Ouro, do Metrô.
Com relação a estação, após muito anos sem uma movimentação sequer de funcionários, já é possível ver como será sua cobertura final. Será diferente das demais e mesmo da estação Morumbi do ramal, que é envolta em uma espécie de “caixa”.
Mas assim como Morumbi, as plataformas de embarque e desembarque serão nas laterais e não centrais. Um guindaste está auxiliando os funcionários no içamento das peças metálicas que sustentarão a cobertura.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Já no Pátio Água Espraiada é onde se nota o maior número de funcionários trabalhando no ramal. Isso muito se deve à estrutura ainda precária para receber o primeiro monotrilho da Linha 17 que já partiu da China e deve chegar no Porto de Santos em julho.
As imagens desta semana mostram avanços consideráveis no número de vigas-guia instaladas, a montagem de uma cobertura metálica em um edifício no centro do pátio além de acabamento em algumas áreas.
Ainda assim há muito trabalhar a ser feito para que a área esteja com alguma condição de receber um trem, sobretudo no piso superior.
Dado o pouco tempo restante até chegada do monotrilho, o trabalho precisará ganhar mais ritmo, embora tenha sido notado uma maior movimentação no local.
Outra novidade flagrada pelo vídeo é a instalação do terceiro trilho nas vias entre Washington Luiz e a futura estação Brooklin Paulista, que também avançou.
O plano do governo é que a Linha 17-Ouro comece a funcionar no primeiro semestre de 2026.
Sinceramente, eu não entendo absolutamente nada do projeto desse pátio, seria ótimo detalhar como ele vai ficar. Vão ter vias em cima ou somente embaixo? E como vai ser a descida dos trens?