A CPTM apresentou na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o projeto da Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa. A estação deverá ser completamente reconstruída.
As imagens obtidas pelo site mostram uma estação muito mais robusta. A nova parada deverá sair de duas plataformas laterais para quatro áreas de embarque.
Serão duas novas plataformas ilhadas com quatro vias. O espaço disponível poderá servir para atender ao serviço parador com folga. Existe a possibilidade de, inclusive, estender o serviço Expresso ABC para esta estação.
A nova Estação Ipiranga deverá ter um acesso próprio dotado de escadas fixas, rolantes e elevador para acessibilidade. Entre o acesso e a estação está localizada uma grande área onde estarão as vias da MRS Logística, incluídas dentro do projeto Segregação Sudeste
Ipiranga terá integração gratuita com a Estação Ipiranga do monotrilho da Linha 15-Prata. Um dos acessos deverá ser compartilhado possibilitando o acesso de ambos os lados.
A nova parada estará adaptada para atender a futura demanda dos passageiros vindos da Linha 15-Prata e, eventualmente, da Linha 5-Lilás caso o governo opte por realizar esta expansão no futuro.
Neste momento a Estação Ipiranga segue em fase de projeto. A proposta do atual governo é realizar a delegação desta obra para a futura concessionária das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix por meio de um pacote de investimentos.
Que lindo! Gostei. Vai combinar super com a estação da L15.
Um absurdo essa reconstrução não estar no escopo do Metrô.
Gostaria que gastassem esse dinheiro de propaganda, simpósios ou reuniões na construção real da estação Ipiranga. há muita obra a ser feita!
Vão demolir a estação atual sem a menor cerimônia pra construir isso aí?
Bom… sim? A atual não é tombada igual Ribeirão/Rio Grande, e espaço pra fazer a provisória existe.
era pra essa estação estar sendo construída pra ontem! incrível e morosidade do governo, já não basta a estação água branca q vai ser inaugurada com uma integração porca e sem a linha 8
O detalhe é que a linha vai ser concedida junto com a obrigação de construção da linha 14-onix, então vai ficar a cargo da futura operadora da linha 10-turquesa, quanto a estação Agua branca, assim que a nova concessionaria TIC Trens assumir a operação da linha 7-rubi, vai caber a ela e a Viamobilidade um acordo de reconstrução das estações sendo as mesmas integradas.
Um belo projeto, espero que se for construída antes da concessão da linha 10-Turquesa, que seja construída o mais rápido possível, não podemos mais ver o fisco que foi a construção das estações Mendes-Vila Natal e Varginha, que demoraram mais de 10 anos para a construção de ambas, e se for acrescentada na concessão da linha 10-Turquesa coma futura linha 14-Onix, que seja uma obrigação de construção da estação dentro do edital de concessão.
Esse projeto é muito interessante e seria melhor ainda se ao invés de construírem Parque da Mooca, concentrarem um grande hub em Ipiranga reunindo as linhas 5, 10, 13, 15 e 16.
essa Onix , vai de onde pra onde ?
será subterrânea ou elevada?
trem normal ou espécie de monotrilho?
Não se sabe ainda o tipo de trem e o método de construção, mas a linha vai ligar Santo André a Guarulhos.
Muito bacana o projeto. Melhor seria se já estivesse em construção junto a estação da Linha 15 Prata e inaugurassem juntas. Teria um caráter semelhante ao de Tamanduateí. O problema é depender dessas concessões que além de demoradas são muito mal modeladas do ponto de vista da rede e da demanda dos passageiros.