Se os prazos forem cumpridos, dentro de no máximo dois anos mais de meio milhão de passageiros da Linha 5-Lilás estarão circulando entre a estação Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, num percurso de cerca de 10 km que criará novas oportunidades de deslocamentos pela rede metroferroviária. Com o fim das escavações dos três “tatuzões”, os túneis estão prontos e sendo preparados para receber os trilhos e sistemas. Para conferir de perto como será esse novo caminho dos paulistanos, o blog percorreu um trecho de 5 km de túneis, entre o poço Bandeirantes, ao lado da avenida do mesmo nome, e seguiu até a futura estação Chácara Klabin, onde será feita a ligação com a Linha 2-Verde.
Em breve, esse percurso será feito por trilhos, mas nós conhecemos o caminho com uma das bicicletas usadas pelos funcionários do Metrô. Literalmente, uma viagem surreal e silenciosa, só interrompida por barulho dos operários na construção das estações que atravessamos ou pela locomotiva de carga que abastecia o shield e que agora faz a retirada dos equipamentos e materiais.
No longo caminho, passamos por baixo de avenidas movimentadas como Bandeirantes, Ibirapuera, Indianópolis, Rubem Berta e Domingos de Morais, das quais, espera-se, migrarão boa parte dos futuros passageiros da Linha 5.
Confira abaixo nossa aventura pela “ciclovia” subterrânea:
ótima idéia em mostrar pra nós essa obra gigantesca tão importante para os moradores da zona sul, pois essa extensão ja é muito espera, pois vai desafogar bastante pra quem vem de santo amoro em direção ao centro. agora só falta vc fazer esse percurso lado contrário até alto da boa vista. parabéns pela idéia