Um vídeo intrigante circula nas redes sociais nesta semana. Nele um teste de impacto é realizado num trecho de via de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em que um boneco é colocado no caminho da composição.
Após se aproximar do “pedestre”, um sensor aciona uma espécie de bolsa inflável (airbag) que então se enche à frente do boneco.
O impacto com a frente do VLT é amortecido, mas o trem arrasta o “pedestre” por alguns metros até parar.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O teste foi realizado em Zurique, na Suíça, pela Verkehrsbetriebe Zurich (VBZ), companhia que opera a rede de “bondes” da cidade.
Airbag em VLTs para proteger pedestres? Vídeo que circula nas redes sociais mostra um teste que teria ocorrido na Suíça. Dispositivo evita um choque mais grave com o boneco, mas o arrasta em seguida. pic.twitter.com/Oa58YzkJWO
— MetrôCPTM (@metroecptm) April 22, 2024
Acidentes numerosos
A despeito disso, é fato que muitos VLTs circulam em áreas urbanas sem segregação na Europa e isso é motivo de preocupação para as autoridades.
Em Viena, na Áustria, duas pessoas morrem em média por ano atropeladas pelos “Trams”, como são chamados em inglês.
A VBZ afirmou que foram registrado 675 acidentes envolvendo VLTs na cidade em 2023, a maior parte por colisões.
A tecnologia é desenvolvida desde 2021 em parceria com a Alstom, explicou a operadora. Os testes prosseguirão nos próximos meses, mas a decisão se o airbag será ou não implantado só deverá ocorrer em meados do ano.
VLTs crescem no Brasil
Desde a década passada, a adoção de Veículos Leves sobre Trilhos no Brasil cresceu. Com um custo acessível e implantação mais simples que trens e metrôs, o modal está presente hoje em várias cidades.
Os sistemas de maior capacidade estão no Rio de Janeiro e na Baixada Santista, mas na capital fluminense, o VLT opera de forma semelhante ao “bondes” europeus, trafegando em meio a pedestres e veículos.