O canal de vídeo iTechdrones, parceiro do site, esteve esta semana visitando as obras de expansão da Linha 15-Prata, do Metrô, e publicou vídeos que mostram o andamento dos trabalhos na futura estação Ipiranga e no pátio Ragueb Chohfi.
A estação Ipiranga se conectará com a homônima parada da Linha 10-Turquesa, da CPTM., desafogando em parte a demanda de passageiros que hoje só tem como opção de baldeação em Vila Prudente, na Linha 2-Verde.
Os trabalhos ainda estão nas etapas iniciais de preparação de canteiro para que as obras possam ocorrer de fato.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Desapropriação de trecho de favela na Vila Prudente
O vídeo mostra também o trajeto onde serão alocadas as novas vigas guias que ligarão a região da Vila Prudente, passando ao lado de um trecho da Linha 10, até chegar onde estará localizada a estação Ipiranga.
Há, porém, uma situação ainda não resolvida sobre a desapropriação de parte das moradias de uma favela na Vila Prudente, onde parte das vigas serão posicionadas.
O Metrô pretende contratar uma empresas para construir novas moradias na região e assim reacomodar as famílias, porém, a licitação teve o vencedor anulado em maio.
A previsão do Metrô é entregar a estação em 2026.
Pátio Ragueb Chohfi avança bem
Na outra ponta da linha, as obras na região do pátio Ragueb Chohfi seguem em rimo mais avançado.
Várias vigas guia já começaram a ser instaladas no trajeto após a futura estação Jacu-Pêssego bem como os track-switchs começaram a ganhar forma.
No pátio, as primeiras vigas de sustentação das construções dos galpões técnicos já aparecem em grande número.
Como vai ser solucionada a questão da linha de transmissão de energia para a passagem do monotrilho na continuação da estação Vila Prudente?
A demanda de passageiros na região das estações Jacu Pêssego e Boa Esperança é altíssima. Milhares de pessoas trabalham muito longe, entram as 06h00 da manhã em seus empregos.
Quando for inaugurada a estação Ipiranga, o monotrilho deveria iniciar o seu funcionamento as 04h00, já que muitos passageiros necessitam chegar na região centra de SP antes das 06h00.
Atualmente a linha verde inicia às 04h40, Sugiro ao site questionar o Metrô para iniciar a circulação do monotrilho as 04h10 para ajudar os moradores dessa região que ainda são obrigados a utilizarem ônibus.
Nas duas pontas da
linha 15 vai ficar cada vez mais dificil avançar pois os gestores terão que negociar e muito com os moradores, fato raro nestes últimos governos. Enquanto isso a população que mais necessita sofre com esses atrasos, obras caras e gestões ineficientes.
Eu nunca entendi o fato da operação do Metrô começar 40 minutos antes da CPTM. Ambas deveriam ter o mesmo horário de funcionamento.
A linha Lilás também deveria chegar até Ipiranga, elevaria muito a qualidade da malha ferroviária de São Paulo. Poderiam até fazer uma estação pertinho do Museu do Ipiranga. Seria ótimo para a população de diversas regiões.
Antes tarde do que nunca!
A extensão da Linha 15 até a Linha Turquesa já deveria ter sido feita há muito tempo, quando foi sensatamente definido que ela não seria mais a ponta leste da Linha 2 (que era o projeto inicial).
Convenhamos que, com essa lerdeza absurda, a L15 não abrirá em Ipiranga nem em 2027, porque em 2026 é óbvio que não dará mais tempo mesmo.
E ainda deve demorar 11 meses pra começar a obra de alargamento.
Antes tarde do que nunca!
A extensão da Linha 15 até a Linha Turquesa já deveria ter sido feita há muito tempo, quando foi sensatamente definido que a Linha 15 não seria mais a ponta leste da Linha 2 (que era o projeto inicial).