Estabelecer uma ligação eficiente entre a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade com o Aeroporto de Cumbica tem se tornado realidade. As obras do People Mover, até então lenda urbana, estão ganhando corpo e contam com movimentação considerável de operários.
O site foi conferir em primeira mão a evolução das obras da nova ligação entre a CPTM e o Aeroporto. Os registros foram realizados no sábado, 27 de agosto, durante o período da tarde.
As obras neste momento estão ocorrendo ao lado do acesso da estação da CPTM onde é possível tomar os ônibus gratuitos com destinos aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto. O serviço funcionava de forma regular e, no momento dos registros, estava sem lotação.
A primeira etapa de obras está focada na implantação dos primeiros pilares. Dentro deste contexto, o principal desafio é lidar com um curso de água que passa pela região, o que pode atrapalhar um pouco nas obras.
Foi possível observar diversos pilares em fases distintas de construção. Alguns já estavam praticamente finalizados enquanto outros ainda estavam sendo erguidos. Tudo indica que o processo de concretagem é feito por etapas.
ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS
No que se refere ao maquinário, foi possível ver a presença de caminhões, tratores e um guindaste rodoviário. Este último estava sendo utilizado para a colocação de uma espécie de forma que estava ao redor da armadura metálica de um dos pilares.
As obras avançam cruzando a Rua Interna do Aeroporto de Guarulhos. Um dos pilares estava sendo implantado no meio do viário que precisou ser parcialmente isolado. Neste sentido, a principal preocupação, no longo prazo, é quanto ao gabarito para a passagem de veículos neste trecho que conta com a movimentação intensa de ônibus.
As obras seguem até as proximidades do terminal 1 onde há uma faixa de terreno disponível. Após este trecho o People Mover seguirá em paralelo com o Terminal 1 onde deverá ser construída a primeira parada.
Em outra frente, o consórcio AeroGRU preparava a forma metálica que servirá para a fabricação das vigas por onde os três veículos circularão. O interior dessa estrutura é oco por conta do sistema de “vela” usado pelo Aeromovel. Em vez de ser equipado com motores, o People Mover desenvolvido no Brasil é impulsionado por “ventiladores” dentro do túnel criado na viga. Por conta disso, as composições são bastante leves.
O People Mover do aeroporto tem previsão de ser inaugurado no primeiro semestre de 2024. Terá capacidade para atender até 2.000 passageiros por hora/sentido com partidas em cada 6 minutos. Ao todo o novo sistema deverá ter 2,7 km de extensão.
Triste ver que estamos pagando essa construção e pagaremos a operação de trenzinho pelo simples fato da GRUAirport não permitir a colocação da estação de trem CPTM em contato diretamente com o terminal 2.
Onde a a operação já está incluída no custo normal da linha de trem, e metade dos passageiro/trabalhadores desceriam acessando o aeroporto sem depender de baldeação ou aguardar intervalos entre trasporte.
Ou seja, chegamos de trem , desembarcamos, carregamos nossa bagagem atravez de uma passarela, para aí pegarmos o tal People Mover, até os terminais do aeroporto.
Sequer tem um nome em português!
Esse solução me soa como um deboche
Vamos gastar mais dinheiro!
Claro que o contrato será revisto, serão feitos adendos e a obra sairá por pelo menos o dobro do contratado.
Senhores governsntes:esse filme é velho.
O Idiots People Nover é mais uma piada.
Lamentável ver um projeto não ser concluído como deveria aí aparece outro pra finalizar
As pessoas só sabem criticar e reclamar, nada está bom, nada serve.
É por causa dessa mentalidade que elegemos um boçal como presidente.
Mérito dessa obra é do ex-governador João Doria Jr. (PSDB) por ter negociado com a empresa responsável pela administração no aeroporto e um acordo pelo Governo Federal em Brasília.
Senão fosse pela tranqueira Jair Bolsonaro (PL) essa obra para ter sido entregue.