Os projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para as cidades de Campinas e Sorocaba ganharam novos prazos, segundo informações divulgadas recentemente pela Secretaria de Parcerias em Investimentos.
O projeto de VLTs visa complementar as rotas de trens intercidades, propiciando a ligação dos trens regionais às diversas áreas dos municípios, criando uma rede integrada de média capacidade.
O VLT de Campinas deverá ter extensão de 44 quilômetros ligando o centro da cidade até o Aeroporto de Viracopos em 30 minutos. Uma segunda linha está proposta entre Campinas até a região de Hortolândia O projeto tem custo estimado de R$ 4,5 bilhões e terá 18 estações.
A proposta do VLT segue em estudo com previsão de lançamento do edital em 2025. O leilão e o contrato deverão ser formalizados até o final de 2028.

O VLT de Sorocaba deverá ter extensão de 25 quilômetros ligando os distritos de Brigadeiro Tobias até Lopes de Oliveira, seguindo posteriormente até George Oetterer em um percurso com 36 minutos de duração. O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões com 13 estações.
O projeto deverá ser seu edital publicado em 2027 com o leilão e contrato sendo formalizado no ano de 2028
Os novos eixos de transporte estão em fase de estudos pelo BID. Os projetos deverão ser estruturados e melhor detalhados ao longo do processo de prospecção e modelagem dos ramais de transporte.
Mais projetos eleitoreiros, anunciados sem estudos de viabilidade técnica e financeira, feitos para agradar a base eleitoral do Tarcísio no interior. Será que a Grande São Paulo vai aceitar perder recursos para a expansão do transporte público para bancar ferroramas em Campinas e Sorocaba?
O interior de SP é equiparável a economia do Chile e já responde praticamente por metade do PIB do estado excetuando a grande sp e litoral.
O interior não precisa de recursos oriundos da grande sp, já é rico por si só e merece sim investimentos de mobilidade em suas grandes cidades como Campinas e Sorocaba.
Em Campinas havia um VLT que foi sabotado. Em Sorocaba poderiam aproveitar a antiga Estrada de Ferro Votorantim para construir uma linha de VLT. Aliás funcionava uma linha de bonde entre Sorocaba e Votorantim para atender aos funcionários da fábrica de cimento e também esta ferrovia também servia para transportar cimento.